ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PLANEJADA

Até recentemente, a Ciência Nutricional tinha como foco principal simplesmente evitar deficiências dos Nutrientes essenciais. O objetivo era apenas atingir os valores da ingestão diária recomendada. Nas últimas décadas, no entanto, o conceito de Alimentação Saudável foi ampliado para incluir a melhora da saúde a longo prazo e a prevenção de doenças.

Grandes estudos científicos epidemiológicos trouxeram novas informações, ajudando-nos a compreender melhor a relação da dieta com as doenças crônicas. A cada dia, surgem novidades nesta área de conhecimento.

Alimentar-se nem sempre resulta em nutrir-se.

Nem sempre todo alimento ingerido será bem absorvido e/ou bem utilizado por nosso organismo. Sem um estudo e planejamento adequados da alimentação, um indivíduo aparentemente bem, e até mesmo com peso normal, pode apresentar carências nutricionais e pode estar perdendo a oportunidade de fazer prevenção de doenças.

Embora existam várias recomendações sobre a composição da dieta em termos de percentual dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e inclusão de outros constituintes (como por exemplo, as fibras), sabemos que as pessoas respondem de maneira diferente à ingestão de nutrientes e, portanto, a composição da dieta não pode ser igual para todo mundo.

Assim, uma Alimentação Saudável precisa ser individualizada e bem planejada, levando em consideração a predisposição genética, o metabolismo atual, o estilo de vida, o ambiente onde vive e as expectativas de cada paciente.

1 - PROGRAMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA: PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

Este Programa é indicado para aqueles que, apesar de não apresentarem queixas específicas, desejam se proteger contra doenças passíveis de prevenção.

Para identificar possíveis distúrbios metabólicos e/ou hormonais, deficiências ou insuficiências nutricionais, alterações indesejáveis da composição corporal, intolerâncias alimentares, o paciente passará por uma completa avaliação clínica, endocrinológica e nutrológica, incluindo história e exames clínicos, e, se necessários, exames complementares. A partir desta avaliação, serão propostas as medidas de promoção da saúde e melhor qualidade de vida, específicas para cada paciente.

2 - NUTROTERAPIA

Este Programa é indicado para aqueles que sejam sabidamente portadores de algum problema de saúde que pode ser tratado com terapias nutrológicas, ou seja, com alguma intervenção em sua alimentação. A obesidade ou sobrepeso, a síndrome metabólica, o excesso de colesterol ou triglicérides no sangue, alguns tipos de anemia são alguns dos exemplos que podem ser tratados com alterações na dieta ou com o uso de alimentos funcionais.

A Nutroterapia também faz parte de todos os Programas da Clínica, como os Programas de Emagrecimento e o de Otimização da Resposta do Organismo à Atividade Física.

LINKS