DRA. CHRISTINA GUERRA -OTIMIZAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

OTIMIZAÇÃO DA RESPOSTA À ATIVIDADE FÍSICA

Os conhecimentos de Fisiologia, Endocrinologia e Metabologia podem ser aplicados com o objetivo de se atingir a melhor resposta possível do organismo à Atividade Física. Fazem parte deste processo uma avaliação médica completa e direcionada do organismo de cada paciente, com o Ajuste adequado do perfil metabólico e dos níveis de determinados hormônios. Este Ajuste metabólico e hormonal aliado a uma Alimentação Saudável Planejada e, quando necessário, à Suplementação Alimentar são essenciais para que o paciente tenha a resposta que deseja, seja ela hipertrofia muscular ou perda de gordura.

É muito comum uma pessoa iniciar um Programa de Exercícios Físicos e pouco tempo depois, interromper, por vários motivos, entre eles: por não gostar da atividade escolhida, apresentar cansaço excessivo, sofrer alguma lesão osteomuscular, não obter o resultado que esperava (perda de gordura e/ou ganho de massa muscular). Com uma orientação profissional adequada, tais problemas poderiam ser evitados.

Por meio da “Linha Direta com o Personal”, o Educador Físico (seja ele um profissional já conhecido do paciente, que já faça seu acompanhamento ou outro profissional indicado por nós) será consultado e, respeitando os objetivos, preferências e individualidades de cada paciente, juntos, faremos um Planejamento. Este inclui a escolha da atividade física ideal para cada momento, o uso dos recursos nutricionais e ergogênicos (alimentos e/ou suplementos) adequados para cada objetivo e a indicação do momento certo (timing) para o uso destes recursos.

O médico especialista precisa estar ciente de qual o tipo de exercício que está sendo realizado, de qual a intensidade do exercício e de qual a programação do treinador, ou seja, quando serão as mudanças na planilha de treino. Um tratamento bem conduzido depende dessas informações.

É fundamental ainda que o paciente receba todas as explicações necessárias para que compreenda quais as respostas esperadas em cada fase de seu tratamento e o tempo que pode se levar para conseguir determinado resultado, e assim, manter sua motivação. Muitas vezes a frustração com o resultado surge pela desinformação e por se criar expectativas muito acima das possibilidades de cada um. Não podemos esquecer a influência da Genética sobre todo esse nosso trabalho.

1 - AJUSTE METABÓLICO HORMONAL

Programa que tem como objetivo estabelecer um controle hormonal e metabólico o mais próximo possível do ideal, tanto para melhorar a capacidade de tolerar o exercício físico, melhorando o desempenho, quanto para permitir uma ótima resposta ao estímulo do exercício físico.

2 - SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

Pode ser necessária suplementação alimentar quando as necessidades do praticante de atividade física não puderem ser fornecidas apenas com a alimentação. Isto ocorre com muita frequência nos praticantes de exercício físico de alta intensidade ou de longa duração, ou naqueles que estejam em fase de dieta restritiva.

Os suplementos podem ser de carboidratos, de proteínas, de vitaminas, sais minerais, etc. As necessidades diárias dos macro e micronutrientes precisam ser cuidadosamente calculadas, de acordo com o tipo de exercício físico, duração do treino e objetivo da fase do treino.

Da mesma forma, serão definidas as doses dos suplementos. Além disso, cada suplemento precisa ser oferecido no momento certo (timing), para que cumpra seu objetivo.

3 - LINHA DIRETA COM O PERSONAL

O trabalho do Educador Físico é importantíssimo. Se pudermos ter conhecimento da planilha de treino e do que pretende fazer o seu Personal, podemos alinhar o tratamento e conseguir resultados melhores.

Por meio da “Linha Direta com o Personal”, o Educador Físico (seja ele um profissional já conhecido do paciente, que já faça seu acompanhamento ou outro profissional indicado por nós) será consultado e, respeitando os objetivos, preferências e individualidades de cada paciente, juntos, faremos um Planejamento que incluirá a escolha da atividade física ideal para cada momento, o uso dos recursos nutricionais e ergogênicos (alimentos e/ou suplementos) adequados para cada objetivo e a indicação do momento certo (timing) para o uso destes recursos.

SALA VIRTUAL: ESTUDO DE CASOS

Este contato com o Personal poderá ser feito através de Sala Virtual para estudo de casos.

4 - NUTROTERAPIA

Este Programa é indicado para aqueles que sejam sabidamente portadores de algum problema de saúde que pode ser tratado com terapias nutrológicas, ou seja, com alguma intervenção em sua alimentação. A obesidade ou sobrepeso, a síndrome metabólica, o excesso de colesterol ou triglicérides no sangue, alguns tipos de anemia são alguns dos exemplos que podem ser tratados com alterações na dieta ou com o uso de alimentos funcionais.

A Nutroterapia também faz parte de todos os Programas da Clínica, como os Programas de Emagrecimento e o de Otimização da Resposta do Organismo à Atividade Física.

Também faz parte do Programa de Otimização da Resposta à Atividade física a elaboração de um Plano Alimentar baseado nas necessidades e objetivos de cada um, tipo, duração e periodicidade do exercício físico, calculado especialmente para cada paciente.

LINKS