Já fiz vários tratamentos para emagrecer, mas recupero o peso perdido depois. É possível evitar isso?

Quando emagrecemos, nosso organismo não “sabe” que a perda de peso foi desejada e intencional e a “interpreta” como um sinal de alarme. Passa então, a desenvolver uma série de adaptações fisiológicas e vários mecanismos que, em conjunto, atuam no sentido de evitar a perda de peso. Ou seja, nosso próprio organismo, sem “querer”, começa a nos atrapalhar.

Ocorrem alterações compensatórias nos vários componentes do balanço energético (há redução do gasto energético, alterações nos níveis de vários hormônios e neurotransmissores responsáveis pelo controle da fome e da saciedade, resultando no aumento da ingestão alimentar, além de alteração da sinalização das vias que controlam o armazenamento de energia sob a forma de tecido adiposo). Para nosso desespero, nosso organismo passa a trabalhar para que voltemos ao peso inicial.

Vencer a batalha contra nosso próprio organismo nesse processo de emagrecimento não é impossível.

O paciente precisa ter conhecimento dessas dificuldades que podem surgir, pois, do contrário, acaba desistindo de tudo ao perceber que seu sacrifício não está tendo a resposta esperada.

Com a ajuda do Endocrinologista, é possível desenvolver e aplicar, na hora certa, estratégias específicas e individualizadas para enfrentar as respostas endócrinas e metabólicas que poderiam atrapalhar o processo de Emagrecimento.

Deixe uma resposta