Qual a vantagem de se fazer a Bioimpedância em um Programa de Emagrecimento?

Frequentemente atendo pacientes que iniciaram um Programa de Exercícios físicos associado a uma dieta hipocalórica, com o objetivo de emagrecer e quando retornam para pesar, não há diferença alguma na balança ou há pouca diferença.

“Mas, doutora, eu senti que estou perdendo medidas”

Isto ocorre porque na balança comumente utilizada, a Balança Antroprométrica, somente podemos medir o Peso corporal total. Não é possível diferenciar se a pessoa perdeu gordura e ganhou massa muscular. Por exemplo, se uma pessoa perder 5 kg de gordura e ganhar 3 Kg de massa magra, a balança mostrará apenas 2 kg a menos, o que, muitas vezes é frustrante para o paciente.

Aí que entra a Bioimpedância, que nos mostra exatamente o que aconteceu. Nesse caso, o paciente ficaria bem mais satisfeito em saber que perdeu 5 kg de gordura! Essa satisfação com a evolução positiva do tratamento é fundamental para manter a adesão do paciente ao tratamento. E os estudos todos comprovam que a adesão do tratamento é o fator mais importante para o resultado a longo prazo.

A Bioimpedância é um método de avaliação da Composição Corporal muito prático, feito em poucos minutos, e que permite estimar a Massa de Gordura (MG), a Massa livre de Gordura (MLG) e a Água Corporal Total (ACT) extra e intracelular, entre outros dados. Alguns cuidados são necessários para aumentar a confiabilidade do exame:

  • 4 horas de jejum, no mínimo
  • 12 horas sem exercício físico
  • 24 horas sem bebida alcoólica
  • 7 dias sem usar diuréticos
  • Esvaziar a bexiga antes do exame
  • Mulheres devem estar entre o 7º e o 21º dias do Ciclo Menstrual, evitando assim, o período de maior retenção de líquidos
Deixe uma resposta